Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Males do Mundo

Na da de orgulho
A não ser o de si mesmo
Nada de baixa auto-estima
Nada além de humildade
Tudo em auto-confiança

Pessoas orgulhosas nunca erram
Mesmo quando seus erros matam
Pessoas complexadas sempre erram
Mesmo quando o mundo renasce por suas mãos

Os erros do orgulho não podem ser desfeitos
facilmente
Os acertos dos fracos são destruídos por outrem
facilmente

Nada de não sentir
Erro humano comum hoje
Suprimir os sentimentos
Agirmos como máquinas
Pra não sermos substituídos por elas
Nós amamos, isso é o que faz de nós, também
O que somos

No confronto entre dois opostos
Que é tudo na natureza
Nossos sentimentos são incontroláveis
E a razão é toda nossa
E tenta controlar os sentimentos
E os sentimentos e a razão, em sua briga
Geram um resultado
Que é o que somos
Negar um dos lados é negar a nós mesmos e negarmo-nos aos outros
Desvirtuando-nos de nós, essa é a pior violência
Não sermos nós mesmos

A vida é pelo amor
Começa pelo amor
Se renasce no amor
E na morte acorda amores, sôfregos amores

Portanto, liberdade
Nos darmos liberdade
Acatarmos a liberdade
Liberdade que todos têm
E ninguém deve tirar
Liberdade que nós temos
E ninguém pode tirar
Liberdade comum, convivente

E paz
Que o mundo tem precisado
Por que brigar?
Bons que brigam estão errados; por si enganados
Toda briga só leva a perder
Mas se deixar ser vencido pode dar um exemplo
E exemplo é tudo

Crescemos macacos de imitação
Imitando todos à nossa volta
Que são nossos exemplos
Nos formam
exemplo é tudo

Então dos males do mundo
Talvez o menos
Seja o fim do ser humano.

3 comentários:

  1. E o que somos nós além do eterno conflito entre razão e sentimento, né PJ??
    O fato de nos vermos obrigados a ser sempre racionais nesse soviedade maluca engolidora de sentimentos às vezes me perturba, e muito...
    Mas sabe qual é a real? A minha real?? Ser fraco. Mas no sentido de não subestimar ninguém. Estar sempre sujeito a aprendizado.
    E acho que seu poema fala um pouco disso. Da busca de identidade nesse mundo maluco, sem correr o risco da desumanização...
    Mandou benzaço...

    ResponderExcluir
  2. É.

    E eu sou fraco no sentido de não conseguir ser muito racional. Eu não consigo me libertar de sentir. Ninguém consegue, mas às vezes me faz mal sentir coisas que eu não quero, como dores que são irracionais, eu sei seus motivos e mesmo assim eu não consigo evitar.

    Pra falar a verdade, as pessoas hoje escondem tanto o que sentem que elas nunca sabem se as pessoas gostam delas de verdade, porque as outras pessoas acabam gostando de uma pessoa que não existe, uma farsa.

    ResponderExcluir
  3. Realmente. E a fraqueza naum estah em nos, que adotamos a subjetividade e a emoçaum como escudos, mas sim os que naum conseguem extrair do amago de seu ser o sentimento, que a meu ver, eh o que nos faz pensantes, racionais.
    Naum ha fortmulaçaum sem resquicio de emoçaum. Seja ela matematica, bilogica ou filosofica...

    ResponderExcluir